conteúdo

Normas de funcionamento

publicado 15/01/2020 16h59, última modificação 10/12/2020 15h24

Início | Administração | Estrutura
Agendamentos | Contato e localização

 

O horário de funcionamento do laboratório é de 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira, podendo sofrer alterações dependendo da disponibilidade de pessoal técnico e do(s) equipamento(s). Horários alternativos dependerão de autorização específica do Comitê Gestor do Laboratório Multiusuário.

O LabSen será disponibilizado para o usuário devidamente registrado, conforme as regras abaixo:

I – A solicitação para utilização do laboratório e/ou seus serviços será analisado pela Equipe técnica do Laboratório Multiusuário quanto à sua viabilidade técnica em relação aos equipamentos e materiais disponíveis;

II – Os projetos rejeitados poderão ser reencaminhados à Equipe técnica do Laboratório Multiusuário para reconsideração desde que devidamente justificados e fundamentados da sua viabilidade técnica, o qual deliberará em última instância sobre sua aprovação.

III - Os projetos de pesquisa da UTFPR serão prioritários em relação aos projetos de outras instituições, assim como na prestação de serviços. A prioridade, mormente, de realização dos experimentos dar-se-á aos projetos de Doutorado, Mestrado, Iniciação Científica, Extensão, Especialização. Casos específicos serão julgados pelo Comitê Gestor.

IV – Os usuários são responsáveis por trazer e usar os equipamentos de proteção individual (EPI) nas dependências do Laboratório Multiusuário.

V – É permitido aos usuários trazer material ou equipamento particular para auxiliar no desenvolvimento das atividades realizadas no Laboratório Multiusuário, desde que estes se responsabilizam pessoalmente pelos mesmos;

VI – É dever do usuário manter a organização do ambiente, bem como realizar o correto descarte dos seus resíduos, a higienização dos materiais utilizados e posterior devolução ao local de onde foram retirados.

VII – Os usuários devem informar qualquer irregularidade ou incidente a equipe responsável do laboratório para que sejam tomadas as devidas providências.

VIII – Para realização de análise sensorial devem ser apresentadas análises comprobatórias da segurança microbiológica das amostras, conforme legislação vigente.

IX – Os usuários são responsáveis pelos materiais consumíveis a serem utilizados nas análises, tais como biscoitos, copos e pratos descartáveis, entre outros.

X – As amostras enviadas para análise deverão ser acondicionadas e transportadas de forma a garantir sua estabilidade física, química e microbiológica.

XI – Os usuários deverão informar em ficha própria (Ficha técnica) as condições de armazenamento, prazo de validade e modo de preparo (quando aplicável) das amostras para avaliação sensorial ou testes de vida de prateleira.

XII – A Ficha técnica do produto deverá ser enviada ao laboratório junto aos produtos para análise.

XIII – A quantidade de amostra solicitada para realização das análises dependerá do objetivo da pesquisa.

XIV – Os usuários deverão seguir rigorosamente as recomendações de Boas Práticas de Fabricação no uso dos equipamentos e espaço do laboratório, bem como preparo e conservação de amostras, de forma a evitar possíveis contaminações.

XV – Na condução dos testes sensoriais, no espaço do LabSen, cuidados com os fatores de interferência dos resultados deverão ser adotados, tais como:

a) Manter ambiente silencioso durante as análises;

b) Climatizar o ambiente de forma a torná-lo confortável;

c) Codificar as amostras com 3 dígitos aleatórios;

d) Seguir demais recomendações de norma própria (atualmente regulamentada pela ABNT NBR ISO 11136:2016 e ABNT NBR ISO 6658:2014).

XVI – Em caso de pesquisas envolvendo seres humanos o usuário deve se ater a necessidade de submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e que o projeto deverá estar aprovado antes da realização das análises.

XVII – Em caso de desistência do serviço solicitado o usuário se compromete a pagar de forma proporcional pelos serviços já realizados.

Mais informações sobre o laboratório estão disponíveis no Regulamento do LabSen.

 

Fornecimento de resultados

Os resultados das análises contratadas serão fornecidos relatório técnico embasado em testes estatísticos confiáveis. O prazo de entrega será acordado conforme a particularidade de cada caso e/ou teste.

 

Citações em trabalhos decorrentes da utilização da estrutura do LabSen

Os usuários deverão citar o LabSen em todos os trabalhos decorrentes das análises nele realizadas e comprometem-se a enviar uma cópia da publicação para o e-mail: labsen.utfpr@gmail.com.

 

Usuários e Custos

As análises realizadas nas dependências do LabSen estão sujeitas à cobrança, para todos os usuários, segundo valores tabelados e de acordo com os serviços prestados. Os valores iniciais aplicados para cada tipo de teste estão disponíveis no quadro abaixo. Contudo estes são variáveis de acordo com o produto a ser avaliado e devido à complexidade dos testes.

Para a comunidade interna, as taxas aplicadas não serão cobradas quando o próprio pesquisador ou membro da equipe de pesquisa realizar as análises, desde que provenha os insumos necessários aos testes (materiais descartáveis, entre outros).

O pagamento poderá́ ser realizado antecipadamente ou posteriormente às análises por meio de boleto bancário via FUNTEF ou depósito bancário, além de ser permitida doações.

Valores dos testes

Análises

Especificação

Número de amostras

Valor (R$)*

Testes de consumidor

Até 100 pessoas

Até 3 amostras

250,00

Testes de diferença

Até 30 pessoas selecionadas

Até 3 amostras

200,00

Testes descritivos

Equipe treinada

Até 3 amostras

A partir de 500,00

Testes descritivos

Equipe selecionada

Até 3 amostras

A partir de 400,00

Desenvolvimento de novos produtos

Por produto

-

1.500,00

Testes acelerados de vida de prateleira

Por produto

-

1.500,00

* Os valores estão sujeitos a análise do Comitê Gestor e Técnico e podem sofrer alterações sem aviso prévio, que aumentem ou diminuam os custos das análises, dependendo da particularidade de cada caso.