Programa de Gestão e Desempenho
O que é o Programa de Gestão e Desempenho?
De acordo com o Decreto nº 11.072/22, o Programa de Gestão e Desempenho (PGD) é um “instrumento de gestão que disciplina o desenvolvimento e a mensuração das atividades realizadas pelos seus participantes, com foco na entrega por resultados e na qualidade dos serviços prestados à sociedade”.
A IN nº 24/2023 traz um refinamento do conceito ao definir o PGD como “um programa indutor de melhoria de desempenho institucional no serviço público, com foco na vinculação entre o trabalho dos participantes, as entregas das unidades e as estratégias organizacionais”.
Podemos afirmar que o PGD é uma ferramenta de gestão que muda a lógica do serviço público federal ao permitir a troca do controle de frequência pelo controle de resultados.
O Programa abrange as modalidades: teletrabalho e presencial.
O teletrabalho é a modalidade em que o cumprimento da jornada regular pelo participante pode ser realizado fora das dependências físicas do órgão, em regime de execução parcial ou integral, de forma remota e com a utilização de recursos tecnológicos, para a execução de atividades que sejam passíveis de controle e que possuam metas, prazos e entregas previamente definidos e, ainda, que não configuram trabalho externo, dispensado do controle de frequência, conforme legislação vigente.
Vale destacar que, apesar de sinônimos, os termos “teletrabalho” e “trabalho remoto”, usualmente, têm sido diferenciados pela Administração Pública Federal, conforme as circunstâncias e o fundamento legal:
- O trabalho remoto extraordinário, originado por força da pandemia, tem como principal característica a realização das atividades fora das dependências físicas do órgão/entidade.
- O teletrabalho, modalidade de trabalho prevista no PGD, instituído pela IN 65/2020, tem como foco o controle dos resultados alcançados pelos agentes públicos, independentemente do local de trabalho, além de ter a obrigatoriedade da utilização de sistema informatizado.
>> Instrução Normativa nº 54/2023 - Autoriza e regulamenta o PGD na UTFPR <<
Live de lançamento do Programa de Gestão e Desempenho - Canal da UTFPR
Histórico dos trabalhos das comissões
Implantação do PGD na UTFPR
Composição das Comissões (Central e Locais)
Nota de Esclarecimento da Comissão (25/08/2023)
NOTÍCIA: "Comissão inicia a implantação do PGD na UTFPR"
Materiais de Orientação
VÍDEO: Informações Iniciais e conceitos
VÍDEO: Procedimentos e etapas para implantação
Treinamento das Comissões Locais de Suporte
VÍDEO: Gravação do treinamento realizado no dia 06/09/2023
MATERIAL: Treinamento das Comissões Locais de Suporte
Transparência
Pesquisa Pública de processos e documentos no SEI
Relação dos participantes do PGD (em breve)
Informações do Portal do PGD
(disponibilizadas pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos)
Principais novidades da IN nº 24/2023
Guias Práticos de Implementação e Execução do PGD
Boas Práticas de Gestão do PGD
FAQ PGD - Perguntas e Respostas
Experiência-Piloto do PGD
Relatório Final da Experiência-Piloto
Se tiverem dúvidas/sugestões sobre o PGD, favor encaminhar para: pgd-central@utfpr.edu.br
Fundamentação Legal
Outras informações